Software Acadêmicos e Corporativo                                                                                                                                                                                


A Gerência de Tecnologia da Informação (GERTI) provê uma vasta gama de softwares e serviços para toda a comunidade acadêmica e corporativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) e demais Unidades.

Grandes parcerias, com os maiores fabricantes de softwares do mundo, foram firmadas afim de oferecer aos alunos benefícios que possam agregar muito no aprendizado e na formação profissional.

 

Principais Contratos Acadêmicos


 



 Microsoft Imagine Premium


Através da parceria com a Microsoft, alunos matriculados (STEM) na Graduação e Pós-Graduação dos cursos das Faculdades de Computação e Informática, Escola de Engenharia, Ciências Biológicas e Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, podem instalar de forma gratuita em seu computador pessoal (https://imagine.microsoft.com/pt-br/Institutions/STEM), os programas da Microsoft como Windows, Project , Visio, SQL  e outros, através do Programa Microsoft Imagine Premium.

Para saber mais clique aqui


 

Microsoft Campus Agreement


O contrato Microsoft Campus Agreement (CA), cuja renovação, viabiliza a instalação e atualização da plataforma Microsoft Windows e Office em todos os computadores da Instituição. O contrato, vigente desde 2000.

Para saber quem tem direito a este benefício, clique aqui.


Microsoft Student Advantage Program


O Microsoft Student Advantage Program disponibiliza aos alunos uma licença completa do Office 2016. 

Para saber maiores informações clique aqui


 Autodesk


A Universidade Presbiteriana Mackenzie possui uma parceria com a empresa Autodesk através do Programa Education Community, que contempla o uso gratuito de seus principais aplicativos como AutoCad, 3dsMax, Inventor, Revit, Maya, que estão instalados nos Laboratórios de Informática da UPM.


O "Education Community " é um portal da Autodesk destinado aos alunos e professores ligados aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Propaganda, Publicidade e Criação, Engenharia Civil e Mecânica. Fornece versões acadêmicas livres dos softwares da Autodesk, bem como outros benefícios. Clique  para maiores informações.


Bentley


De forma pioneira no Brasil, em 2009 a Universidade Presbiteriana Mackenzie firmou com a Bentley Systems um acordo para o "Programa Acadêmico BE Careers Network".

Essa parceria inclui O MicroStation com uma vasta gama de soluções especializadas com tecnologias de última geração, instaladas nos Laboratórios de Informática do Mackenzie para uso especialmente pelos professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de diversas áreas de engenharia e arquitetura. O acordo é renovado a cada 2 anos.

O programa permite o uso doméstico dos softwares da Bentley para alunos e professores, maiores informações podem ser obtidas através do e-mail "software@mackenzie.br " ou Clique para maiores informações.


 

Embarcadero 


O acordo firmado há mais de 10 anos entre o IPM e a Embarcadero, permite o uso dos aplicativos Embarcadero All-Access Gold XE nos Laboratórios de Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O acordo também inclui o treinamento de professores da Instituição. Os aplicativos da Embarcadero encontram-se instalados nos Laboratórios de Informática – Campus Higienópolis - SP.

Segue lista dos aplicativos do All-Access Gold XE

    RAD Studio XE2
    Delphi XE2
    C++Builder XE2
    Prism XE2
    RAD PHP XE2
    ER/Studio XE2
    DBArtisan XE2
    Rapid SQL XE2
    DB Change Manager XE
    DB Optimizer XE


 Kaspersky


O contrato de uso da solução antivírus da Kaspersky foi assinado no início de 2006 e renovado em 2017 com validade até 2020. A solução Kaspersky Business está instalada em todas as áreas da Instituição e oferece proteção contra Vírus, Spam, ataques de Hackers, Vírus de e-mail e em outros serviços de internet.


SPSS


O software SPSS é utilizado pelos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA da UPM. O contrato é renovado anualmente, e inclui atualização do produto e suporte técnico. Atualmente, o IPM possui 129 licenças de uso perpétuo do produto. O software está instalado nos Laboratórios de Informática nas Unidades Higienópolis, Alphaville e Campinas.


Adobe


Os softwares da empresa Adobe são utilizados nos Laboratórios de Informáticas, principalmente por alunos dos cursos das Faculdades de Arquitetura, Computação e Informática, Centro de Comunicação e Letras da UPM.

O contrato inclui mais de 300 licenças da Suite Adobe CC, com uso restrito aos alunos nos laboratórios de informática da UPM:

    Photoshop
    Acrobat
    InDesign
    Illustrator
    DreamWeaver
    Flash
    After Effects
    Premiere



VisualCobol


O Visual Cobol é o principal software da empresa Microfocus. São 300 licenças acadêmicas cedidas pela empresa. O software está instalado no Laboratório de Informática, é utilizado nos cursos da Faculdade de Computação e Informática da UPM.


MathWorks


Mantido pela The MathWorks, o MATLAB é um software de manipulação de matrizes, plotagem de funções e dados,  implementação de algoritmos, criação de interfaces de usuários e interação com programas em outras linguagens de programação.

O contrato é renovado anualmente, permite o uso da versão mais atual do software e de uso perpétuo. O software está instalado no Laboratório de Informática, é utilizado nos cursos da Faculdade de Engenharia e Computação e Informática da UPM.


 Invensys – SimSci-Esscor


A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em parceria com a empresa Invensys Systems adquiriu em 2011, o Programa Acadêmico SimSci-Esscor, para ser utilizado pelos alunos e professores da Escola de Engenharia da UPM.
 
A Invesys Systems é uma provedora líder mundial de automação e tecnologias de informação, sistemas, soluções de software, serviços e consultoria para indústrias de manufatura global e infraestrutura.
 
Este Projeto Educacional visa fazer com que o aluno possa aprimorar e desenvolver simulações de processos de forma dinâmica, criando a concepção de novos processos, avaliando as configurações de plantas alternativas, solucionando problema no processo de planta, programas de simulação de processo, realizar balanços de massa e energia para uma vasta gama de processos químicos.


Catia Educational


O Mackenzie em parceria com a empresa RS Engenharia fechou um convênio em 2010, inaugurando o Laboratório Catia com licenças de uso do software Catia V5 Educational para ser utilizado pela Escola de Engenharia da UPM.


Wolfram|Mathematica


O Mathematica é um software extremamente abrangente. Pode efetuar cálculos numéricos, expressões algébricas, variedade de diferentes tipos de gráficos e produzir documentos com alta qualidade para impressão. A sua poderosa linguagem de programação de alto nível permite estender o seu uso para aplicações específicas como cálculo estrutural, séries temporais e redes neurais.
 
Em 2011, a Universidade Presbiteriana Mackenzie estendeu o contrato com a empresa Wolfram, que agora permite a cada aluno e professor, possuir uma cópia do software Mathematica  (www.wolfram.com/mathematica) em seu micro pessoal, de forma gratuita.

Para saber mais informações clique aqui.


Wolfram|Alpha Pro


Em 2013, a Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com a empresa Wolfram inclui o software Aplha Pro em sua grade de aula da Escola de Engenharia.

O Wolfram|Alpha Pro enfatiza uma interação mais próxima entre o usuário e a máquina de conhecimento computacional do Wolfram|Alpha. Um dos recursos chave é a habilidade de fazer upload de virtualmente qualquer tipo de arquivo ou dado comum para análise automática. Dados tabulares não processados, imagens, áudio, XML, e dezenas de formatos científicos, médicos e matemáticos especializados estão entre os mais de 60 formatos atualmente compatíveis com o Wolfram|Alpha Pro.

Para saber mais informações clique aqui.


IBM Smart Professional


Em 2013 foi firmado a parceria entre a IBM e a Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM com o Projeto IBM Smart Professional, que é um modelo inovador de capacitação e certificação, pois conta com o apoio de uma ou mais empresas que atuarão junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie para que os professores, estudantes e/ou profissionais sejam capacitados de acordo com a necessidade do mercado.

Os objetivos principais do Projeto IBM SMART Professional são:

Promover através da Instituição, a capacitação de professores e alunos da FCI, usando a tecnologia IBM com foco nas necessidades das empresas, pela carência de profissionais capacitados e certificados em tecnologia IBM.

Promover através da Instituição, a capacitação e certificação em tecnologias IBM, com foco no aumento da produtividade e eficiência das atividades dos profissionais.


 Minitab

O Minitab, utilizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2009, é um programa proprietário voltado para fins estatísticos. É muito utilizado nas universidades nos cursos introdutórios de estatística. Também é utilizado em empresas num nível mais avançado de utilização, tendo funções mais específicas voltadas para gerenciamento. Sua interface é parecida com a de uma planilha eletrônica como Microsoft Excel, mas com a capacidade de executar análises estatísticas complexas.

O software Minitab oferece ferramentas de Controle da Qualidade, Planejamento de Experimentos (DOE), Análise de Confiabilidade e Estatística Geral, além de ser o software mais utilizado no desenvolvimento de projetos Seis Sigma.


 

SAP Acadêmico


A parceria entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie, SAP Brasil e a CSU, Chico Research Fundation foi firmada em 2012.

O Programa Acadêmico SAP-UCC, visa estabelecer um vínculo com as principais universidades do mundo, disponibilizando conteúdos didáticos desenvolvidos pela SAP em salas de aula, com isso os alunos da Faculdade de Computação e Informática (FCI) e do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, irão ter maior visibilidade, capacitação privilegiada e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A comunidade “SAP University Alliance Program” é composta de mais de 900 universidades em todo o mundo, havendo uma ativa cooperação entre seus docentes no desenvolvimento de novos cursos e novas maneiras de integrar as soluções SAP em salas de aula, aonde o aluno da UPM terá uma oportunidade única de aprender e utilizar umas das maiores ferramentas de gestão empresarial do mundo.


Siemens Academic


Tecnomatix Manufacturing Academic e Solid Edge University EditionEm 2013 a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a empresa Siemens PLM Software (https://www.plm.automation.siemens.com/pt_br/) firmaram o contrato de uso dos softwares Tecnomatix Manufacturing Academic e Solid Edge University Edition que estão sendo utilizados pela Escola de Engenharia no curso de Engenharia de Produção para que o aluno tenha uma melhoria no tratamento prático dos conteúdos das disciplinas, tais como: Ergonomia, desenvolvimento de produtos, projeto de fábrica, logística, cadeia de suprimentos, planejamento, programação, controle de produção e outros recursos que irão enriquecer a qualidade do curso.O Tecnomatix Manufacturing Academic é um portfólio abrangente de soluções de fabricação digital que oferece inovação ao vincular todas as disciplinas de fabricação com engenharia de produtos - desde o layout e o design de processo, a simulação e validação de processo, até a fabricação. O software Solid Edge® University Edition fornece a tecnologia CAD mais avançada do mercado, que ajuda os instrutores a oferecer aos alunos as habilidades, o conhecimento e a experiência necessários para ter destaque na economia altamente competitiva atual e a melhor prepará-los para entrar no mercado de trabalho.O Solid Edge University Edition oferece um conjunto completo de ferramentas com recursos que incluem:Solid Edge Simulation e análise de elemento finito (FEA) incorporado, permitindo que os alunos façam uma análise de seus projetos com facilidade

  • Tradutores de dados estão incluídos para DXF, DWG, IGES, STEP, JT e vários formatos de arquivo nativos
  • Projeto de chicote elétrico e XpresRoute para sistemas mecânicos roteados
  • Cálculo de referência de engenharia e ferramenta de projeto orientada por fórmula 
  • Goal Seek, uma forma única de solucionar problemas complexos de engenharia, como balanceamento de carga e configuração de força e polia, por meio de diagramas de corpo livre 2D
  • Bibliotecas de maquinário e tubulação
  • Projeto de moldes e eletrodos  


Além disso, A Siemens PLM disponibiliza de forma gratuita os softwares Solid Edge® Student Edition e o Tecnomatix Plant Simulation que inclui as mesmas funcionalidades básicas de CAD utilizada por engenheiros. Assim, é possível criar todos os tipos de projetos, de máquinas a produtos estilizados.

Clique aqui para maiores informações


IBM


O Mackenzie possui o licenciamento atualizado dos Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Corporativo (DB2 ) da IBM.

    IBM DB2 Enterprise Server Edition - Processor Value Unit License
    IBM DB2 Enterprise Server Edition - Authorized User License


Software AG


Os sistemas e soluções da empresa Software Ag são usados na área corporativa do Mackenzie desde o início da década de 90. Inicialmente, através de licenciamento via empresa Consist e, desde 2009, diretamente com a Software Ag do Brasil. Os contratos atuais incluem a  atualização e suporte técnico de todos os produtos contemplados até maio de 2011:

    Adabas for Unix

    Natural for Unix

    Natural Runtime for Windows

    Entire Access for Unix

    Entire Net Work for Unix

    Entirex Broker for Linux

    Entirex Developers for Unix

    Predict for Unix (documentação/Auditoria)

    Natural Ajax Package OS

    Natural Developer Server

    Natural Eclipse New

    Natural Engineer

    Natural Security

Contato - Softwares

Atendimento de segunda a sexta-feira