Estrutura

A Gerência de Tecnologia da Informação (GERTI) é o departamento responsável pelas atividades de Tecnologia Digitais e da Informação (TI) – equipamentos, softwares, suporte técnico, help desk, laboratórios de informática, telefonia, setor de áudio-vídeo, segurança da informação e sistemas em geral – do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em todas as suas Unidades: Sede em Higienópolis-SP, Alphaville/Barueri-SP, Campinas-SP, Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ e Palmas-TO.

A GERTI centraliza na Sede em Higienópolis a sua principal infraestrutura de Datacenter, telecomunicações e sistemas corporativos, e atende as áreas administrativas e acadêmicas, incluindo a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) e outros demais órgãos da Instituição.

A GERTI incentiva e investe no treinamento e certificação de seus recursos humanos, uma equipe enxuta, e mantêm a infraestrutura permanentemente atualizada, visando garantir serviços com qualidade para os usuários acadêmicos e administrativos de toda a Instituição. Atua nas relações comerciais e de convênios corporativos e acadêmicos com empresas líderes de mercado como IBM, DELL, HP, Apple, Huawei, Computer Associates, TechMahindra, Consist, HQS, TOTVS, Oracle, SAP, Software AG, Microsoft, Adobe, Cisco, Avaya, ZTE, Telefonica, Embratel, Gigacom, FAPESP, RNP, ANSP entre outras.

A GERTI está ligada à Diretoria de Estratégia e Negócios (DIREN) do IPM. Possui a seguinte estrutura de atividades e de liderança:

·       Gerência de Tecnologia da Informação

o   Gerência Geral

o   Secretaria

o   Inovação Tecnológica

 

·       Supervisão de Sistemas

o   Área de Sistemas – Empresariais e Satélites

o   Área de Gerenciamento de Banco de Dados

o   Área de Aplicativos Móveis

o   Área de Operação de Sistemas (24 hs)

o   Área de Análise de Processos

o   Área de Gerenciamento de Projetos

o   Área de Portais Web e Ambientes de Ensino Virtual

 

·       Supervisão de Infraestrutura

o   Área de Suporte Técnico

o   Área de Manutenção de Hardware

o   Área de Redes de Dados – Cabeada e Wireless

o   Área de Gerenciamento de Licenças de Softwares

o   Área de Tecnologias Internet

o   Área de Telefonia e Comunicações Unificadas

o   Área de Contratos de Softwares e de Bases de Dados Digitais

o   Datacenters Principal e de Contingência – CDC N.1 e CDC N.2

o   Área de Service Desk – Alunos, Professores e Colaboradores

o   Área de Gerenciamento de TI – Command Center

 

·       Supervisor de Suporte Técnico Acadêmico (NTAI)

o   Área de Laboratórios – Informática, de Imagem e de Pesquisas

o   Área de Infraestrutura de Áudio e Vídeo – Corporativo e Acadêmico

o   Área de Fotografia – Eventos Corporativos e Acadêmicos

o   Área de Videoconferência – Corporativa e Acadêmica

o   Suporte aos Espaços Acadêmicos – Salas de Aula e Auditórios

o   Suporte aos Estúdios de Imagem e de TV

 

·       Coordenação de Segurança da Informação (SI)

o   Gestão de Segurança da Informação

§  Sistema Central de Gerenciamento de SI

§  Gestão do Controle de Acesso aos diversos Sistemas

§  Gestão de Incidentes de SI

§  Testes de SI

 

o   Gestão Consultiva

§  Políticas, Normas e Processos de SI

§  Interface com Auditoria Interna e Externa

§  Participação em Projetos da Instituição

§  Análise de Riscos em SI